À Procura dos Cinco Sentidos

Caminhos Cruzados

A Caminhos Cruzados surge pela iniciativa e vontade da família Santos, natural de Nelas, determinada a regressar às suas origens para investir numa antiga paixão, o vinho do Dão. A ligação ao vinho nasce nas gerações mais velhas, mas foi passada às jovens Lígia e Francisca que, desde cedo faziam as vindimas em família e entre amigos, reunindo todos num pequeno lagar em casa para fazerem um verdadeiro vinho caseiro. Os vinhos da Caminhos Cruzados são feitos a partir de uvas de produção própria e de produtores seleccionados, reconhecidos pela sua qualidade e excelência de castas, todos na região do Dão. O nome vem do pensamento familiar de que a vida não se faz sempre por caminhos rectos e que, pelo contrário, há percursos mais atípicos que nos levam a lugares incríveis. O lema é que cada vez que dois caminhos se cruzam, algo de fantástico pode acontecer.

Caminhos Cruzados - Distribuído pela Cinco Sentidos em Angola

A empresa (vinhas e adega) situa-se na zona do Dão, na região da Beira Alta, no centro Norte de Portugal, mais especificamente em Nelas. A região do Dão está protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela, reunindo, assim, condições geográficas excelentes para a produção de vinhos. As vinhas desta região situam-se entre os 400 e os 700 metros de altitude, em planaltos de solos xistosos e graníticos de pouca profundidade, onde abundam os pinhais, produzindo vinhos encorpados com elevada capacidade de envelhecimento. Apresentam uma grande variedade de castas, entre as quais a Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz (nas variedades tintas) e Encruzado, Bical, Cercial, Malvasia Fina e Verdelho (as variedades brancas).

A filosofia da empresa baseia-se na produção de vinhos de qualidade, com uma vertente de tradição aliada ao modernismo e constante diferenciação que o mercado exige. É neste contexto que os vinhos da Caminhos Cruzados surgem como “O Novo Dão”.