À Procura dos Cinco Sentidos

Quinta da Pacheca

Entre os vales do rio Douro,  em pleno coração da primeira demarcação pombalina da Região, encontra-se a Quinta da Pacheca, uma das mais prestigiadas e reconhecidas propriedades do Douro Região Demarcada. A história da vinha nesta propriedade remonta ao século XVI, quando a propriedade é mencionada pela primeira vez como “Pacheca”, uma forma feminina do sobrenome Pacheco por ser propriedade de uma senhora, D. Mariana Pacheco Pereira, uma mulher imponente que cuidava sozinha do imóvel. Foi em 1903 que D. José Freire de Serpa Pimentel comprou a propriedade e deu início às obras de modernização da vinha e das estruturas entre as quais se encontram oito tanques de pedra de granito, onde ainda se vinificam os vinhos tintos da Pacheca, resultando em limitadas produções anuais de categorias especiais de Vinhos DOC Douro e Vinhos do Porto.

Quinta da Pacheca - Distribuído pela Cinco Sentidos em Angola

Com cerca de 75 hectares de vinhas próprias plantadas no Património Mundial da Humanidade, classificado pela UNESCO em 2001, a Quinta da Pacheca sempre esteve focada na produção de vinhos DOC do Douro e do Porto de qualidade e foi uma das primeiras na região a engarrafar Vinhos DOC sob marca própria. Foi em 1977 que se iniciou a comercialização de vinhos DOC sob a liderança do pioneiro D. Eduardo Mendia Freire de Serpa Pimentel, o primeiro em Portugal a produzir vinhos brancos de Sauvignon Blanc, Riesling e Gewurztraminer.

Com a sua singularidade ímpar, a Quinta da Pacheca tornou-se numa das quintas mais visitadas da Região Demarcada do Douro e tem sido consecutivamente premiada no enoturismo. Exemplo disso, é a prestigiada distinção de Best of Wine Tourism nas várias modalidades e nos seus famosos vinhos que vêm recebendo os mais distintos prémios.